Reforço positivo e o ensino de comportamentos
- Eliza Souza
- 2 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de mar.
O comportamento é modelado e mantido pelas consequências que o seguem. No ensino, o reforço positivo é um procedimento fundamental para aumentar a probabilidade de ocorrência de respostas socialmente relevantes, selecionando comportamentos que favorecem a aprendizagem e a autonomia.
O que é reforço positivo? De acordo com a Análise do Comportamento, reforço positivo ocorre quando um estímulo é apresentado imediatamente após um comportamento, resultando no aumento da frequência futura dessa resposta em condições similares. O reforço não está na intenção do aplicador, mas na mudança do comportamento observada na frequência da resposta ao longo do tempo.
Por exemplo, se uma criança emite a resposta verbal "água" e recebe um copo de água logo em seguida, a resposta verbal tenderá a ocorrer com maior frequência no futuro quando ela estiver em privação de água. O reforço positivo, nesse caso, foi a entrega do copo de água após a resposta verbal.
Reforço positivo no ensino: No ensino de habilidades acadêmicas, sociais e de autonomia, o reforço positivo desempenha um papel essencial na seleção e manutenção de repertórios comportamentais relevantes. Algumas de suas principais funções incluem:
✔ Aumentar a emissão de respostas desejáveis – Comportamentos de interesse educacional, como atentar-se ao ambiente, sentar-se e responder perguntas, iniciar conversas, tornam-se mais frequentes quando seguidos por estímulos reforçadores.
✔ Diminuir a emissão de respostas incompatíveis – A disponibilidade contingente de reforço para comportamentos desejados reduz a frequência de respostas não compatíveis com o ensino.
✔ Favorecer a generalização – Quando reforçadores positivos são manipulados sistematicamente em diferentes ambientes e com diferentes mediadores, há maior probabilidade de generalização e manutenção do comportamento aprendido.
O reforço positivo é, de fato, um princípio fundamental na Análise do Comportamento. Já a aplicação desse princípio se configura como um procedimento, ou seja, um conjunto de ações sistemáticas utilizadas para aumentar a frequência de um comportamento desejado, por meio da apresentação de um estímulo reforçador após a resposta.
Em outras palavras, o princípio de reforço positivo descreve a relação funcional entre a resposta e a consequência, enquanto a aplicação do reforço positivo (o procedimento) envolve a implementação prática desse princípio, com a apresentação de reforçadores para fortalecer comportamentos específicos.
Por exemplo, quando um terapeuta utiliza um adesivo, que é o item de preferência, para reforçar o comportamento de uma criança que completou uma tarefa, o princípio de reforço positivo está sendo aplicado. O adesivo é a consequência apresentada imediatamente após o comportamento desejado, com o objetivo de aumentar a frequência desse comportamento no futuro.
Assim, o princípio de reforço positivo é um conceito teórico, enquanto a aplicação desse princípio é o processo prático que visa modificar o ambiente para aumentar as respostas desejadas.
Exemplos de reforço positivo no ensino
Os reforçadores positivos podem assumir diferentes topografias, dependendo das contingências envolvidas e dos estímulos reforçadores que exercem função sobre o comportamento do aprendiz. Alguns exemplos incluem:
✅ Reforço social – A apresentação de atenção, aprovação ou contato físico contingente à resposta.📢 Exemplo: Após a criança responder corretamente a uma pergunta, o professor diz: "Ótimo trabalho!" e sorri. Se a frequência da resposta aumenta, o elogio funcionou como reforço.
✅ Reforço tangível – A entrega de objetos ou itens preferidos contingentes ao comportamento alvo.🎲 Exemplo: A criança escreve seu nome corretamente e recebe um adesivo. Se a escrita do nome se torna mais frequente, o adesivo operou como reforçador positivo.
✅ Reforço condicionado – O uso de estímulos que se tornam reforçadores por meio do pareamento com reforçadores primários ou sociais.⭐ Exemplo: A criança acumula fichas após completar tarefas e, ao final da semana, troca por um tempo extra no parquinho. Se a emissão das respostas acadêmicas aumenta, o sistema de fichas está funcionando como reforço positivo.
✅ Reforço automático – Quando o comportamento gera uma consequência reforçadora sem a mediação de outra pessoa.🎶 Exemplo: Uma criança que balança o corpo repetidamente pode estar produzindo um reforço automático sensorial, como uma sensação agradável derivada do movimento.


Tabela criada pela IA
Variáveis que afetam a eficácia do reforço positivo:
Para que o reforço positivo altere a frequência da resposta ao longo do tempo, algumas variáveis devem ser controladas:
Commenti